dicas

10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

10 Benefícios da caminhada pode fazer na sua saúde, são dicas valiosas para melhorar a sua vida, trazendo a você um bem estar, do corpo e da mente e o melhor sem gastar nenhum dinheiro

10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

10 beneficios da caminhada para o corpo e a mente . Ela oxigena a mente, controla a pressão arterial, o diabetes e ainda ajuda a emagrecer

Não existe exercício mais natural que caminhar.

Não tem contra indicação, não importa a idade, pode ser feito a qualquer hora do dia, não precisa de nenhuma habilidade especial, muito barata e se você tiver uma esteira não precisa nem sair de casa.

É fato que para uma pessoa sedentária, 10 minutos de caminhada por dia, depois de uma semana, ela sentirá efeitos perceptíveis ao corpo.

Então vamos levantar do sofá e aproveitar os 10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

E que a caminhada pode proporcionar. Seu corpo e sua mente irão agradecer.

Vamos lá então

10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

1 – Melhora a Circulação Sanguínea

Estudos provaram que uma caminhada de 40 minutos reduz a pressão arterial até 24 horas depois do final do exercício e isso ocorre graças ao aumento do fluxo de sangue no corpo que leva os vasos a se dilatarem, causando a diminuição da pressão.

As válvulas do nosso coração trabalham mais intensamente, fazendo com que a circulação seja mais ativa, oxigenando nosso corpo, principalmente às nossas partes periféricas como pernas e braços.

2 – O Pulmão Fica Mais Eficiente

A caminhada traz muitos benefícios ao nosso pulmão.

É lá que ocorrem as trocas gasosas e quando praticamos com freqüência as caminhadas, elas se tornam mais eficientes, eliminando as impurezas contidas nesse órgão.

Alguns médicos prescrevem a caminhada para ajudar na dilatação dos brônquios, prevenindo algumas inflamações das vias aéreas como a bronquite.

10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

Fazendo Caminhadas

3 – Traz Sensação de Bem Estar

Como você pode fazer uma caminhada em qualquer lugar, porque não fazer em um lugar agradável?

Vá a um parque com áreas verdes, jardins, lagos e assim poder melhorar a saúde mental.

Isso pode mudar o seu humor e aumentar a sua autoestima.

Pesquisas mostram que as pessoas que se envolviam com caminhada ou alguma outra atividade ao ar livre como ciclismo, jardinagem, pesca e outras, tinham resultados positivos relacionados ao humor e saúde mental.

4 – Equilibra o Peso e Ajuda a Emagrecer

Essa talvez possa ser o principal objetivo das pessoas que fazem caminhadas ou pelo menos é o mais famoso.

Podemos afirmar que caminhar emagrece. Pense se você é sedentária e tem um determinado gasto calórico para manutenção do seu metabolismo e começa a fazer caminhada que vai aumentar o seu consumo energético. Essa demanda calórica irá atuar diretamente na queima de gordura.

E os benefícios continuam mesmo depois de você terminar a sua caminhada. Horas depois o seu metabolismo ainda queima gorduras devido ao aumento da circulação, respiração e atividade muscular.

Antes de você continuar lendo, eu tenho uma dica bem legal para você

Continue lendo os 10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

5 – Controla a vontade de comer chocolate

Estudos revelam que praticar a caminhada reduz a vontade de comer chocolate.

Durante esse estudo foram submetidas 25 pessoas que consumiam ao menos 100 gramas de chocolate todos os dias. Esses foram divididos em dois grupos e um dos grupos faria caminhada diária e não poderiam comer chocolate.

Eles perceberam então que a abstinência do doce juntamente com o estresse diário só aumentava a vontade de comer chocolate. E assim foram submetidos a uma caminhada de 15 minutos que reduziu consideravelmente a vontade do doce.

A conclusão é de que a corrida ocupa a mente da pessoa, tirando-a do foco da comida e ainda libera hormônios que relaxam e se opõem ao estresse, fazendo que ela deixe de descontar as frustrações na compulsão alimentar.

10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

Caminhando

6 – Previne e Combate a Osteoporose

Muitas pessoas que sofrem com a osteoporose em uma fase inicial, podem se beneficiar com a caminhada, pois o impacto das passadas causa estímulos que facilitam a absorção do cálcio pelo nosso corpo, deixando os ossos mais fortes e resistentes.

Mesmo quando o quadro já está avançado, o andar com freqüência pode proporcionar resultados satisfatórios diminuindo o avanço da doença.

7 – Resulta em um cérebro saudável

Praticado diariamente, caminhar é um excelente movimento que deixa o corpo, 10 Benefícios para ajudar a mente e a saúde em forma, retardando também o envelhecimento.

A caminhada incentiva o aumento dos circuitos cerebrais e dos sensores nervosos capazes de aumentar a resposta aos estímulos visuais, sonoros e táteis.

E aqueles que têm como rotina caminhar até 10 km por semana apresentam 50% menos risco de ter atrofia cerebral e isso tem impacto direto na prevenção de vários tipos de demência, entre elas o Alzheimer, que é responsável pela morte lenta dos neurônios.

8 – Estimula a produção de insulina

Isso atinge diretamente as pessoas que têm propensão ao diabetes.

Na caminhada, essa substância é produzida em maior quantidade e isso se deve ao nosso pâncreas e fígado serem estimulados em maior escala por causa do aumento da circulação sanguínea em todos os nossos órgãos. Então aproveite bem esses 10 Benefícios para a sua saúde

Outro fator determinante é a reversão da resistência à insulina causada pelo exercício aeróbio mais intenso. Essa resistência é mais um agravante das causas do diabetes, e a caminhada é capaz de reverter esse quadro.

Quanto mais insulina tem no sangue, mais glicose é absorvida para a célula para a produção de energia. Sem insulina, o açúcar circula livremente no sangue causando o diabetes.

9 – Evita derrames e infartos

A ativação do sistema cardiovascular pela caminhada é um grande aliado.

Como ajuda a controlar a pressão sanguínea, o ato de caminhar protege contra infartos e derrames.

Nossos vasos, artérias e capilares ficam mais maleáveis e conseguem dilatar mais, facilitando a passagem do sangue, diminuindo a possibilidade de entupimento dos mesmos.

Como age na diminuição da produção de “gordura ruim” (LDL) em nosso corpo e aumento da “gordura boa” (HDL), tem a capacidade de regular o nível de colesterol no corpo. Evitando assim o risco de doenças cardiovasculares.

10 – Age contra a depressão

Hormônios são liberados durante a caminhada e um deles é a endorfina, que é produzida pela hipófise e é quem causa a sensação de euforia e relaxamento. Esse hormônio é produzido automaticamente quando praticamos algum tipo de exercício físico.

Quanto mais você realiza atividades físicas, mais seu corpo produz endorfina, dando mais ânimo para continuar seus treinamentos. E isso acaba virando um circulo vicioso.

Já o relaxamento produzido por esse hormônio prepara seu corpo a aguentar por mais tempo as caminhadas. Não há depressão que suporte tamanha carga de atividades.

espero que tenha gostado dos 10 Benefícios da Caminhada Para o Corpo e a Mente

Sucesso

Emagrecer Com Saúde

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.